Notícias

Aliado de Berlusconi e líder da Liga Norte, Umberto Bossi pede renúncia do premier italiano

O líder do partido italiano Liga Norte, Umberto Bossi, que é o principal aliado do governo de Silvio Berlusconi, contou que pediu para o primeiro-ministro "dar um passo para o lado", sugerindo sua renúncia.

"[Pedimos para ele] dar um passo para o lado, lateral", afirmou Bossi, ao chegar na Câmara dos Deputados da Itália, onde hoje haverá uma votação sobre a prestação de contas do governo de 2010.

A votação, que deve começar por volta das 15h (12h no horário de Brasília), é vista como crucial para Berlusconi, que pode renunciar ao cargo caso não conquiste o apoio da maioria.

Bossi, porém, afirmou que "hoje não vai acontecer nada".

Questionado sobre a possibilidade da Liga apoiar o nome de Angelino Alfano, ex-ministro da Justiça e atual secretário do governista Povo da Liberdade (PDL), para o cargo de primeiro-ministro, Bossi respondeu, com ironia: "Se não for ele, quem vamos colocar? O secretário do PD [Partido Democrático, de oposição]?".

Silvio Berlusconi afirmou que vai esperar a votação sobre a prestação de contas do governo de 2010 para decidir seu futuro.

Fontes próximas ao premier disseram que a intenção de Berlusconi também é ouvir a cúpula de seu partido, o PDL.

O nome de Alfano já havia sido cotado para uma possível sucessão de Berlusconi nas eleições de 2013.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios