
A cidade de Agrigento, na região da Sicília, foi a escolhida como capital italiana da cultura de 2025, informou o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.
A localidade derrotou outras nove concorrentes: Aosta (Vale de Aosta), Assis (Úmbria), Asti (Piemonte), Bagnoregio (Lazio), Mont Sant’Angelo (Puglia), Orvieto (Úmbria), Pescina (Abruzos), Roccasecca (Lazio) e Spoleto (Úmbria).
O título dado a cidade vale por um ano e, durante todo o período, diversas atrações e eventos culturais são realizados como forma de promover artistas locais, turismo e a história do município.
A primeira cidade italiana a ganhar o reconhecimento foi Mantova, em 2016, seguida por Pistoia, Palermo e Parma – única a celebrar por dois anos consecutivos, 2020 e 2021, por conta dos efeitos das restrições sanitárias da Covid-19. Em 2022, a escolhida foi Procida e, neste ano, foram escolhidas Bergamo e Brescia – duas das cidades italianas mais afetadas pela pandemia.
Já a selecionada para 2024 é Pesaro. Além de anunciar a vencedora, Sangiuliano informou ainda que o governo criará um novo título para as cidades italianas: a de capital de arte contemporânea.