Notícias

GRAVE CRISE POLÍTICA: Parlamento da Itália decidirá futuro de Berlusconi em dezembro

O futuro do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, será na prática decidido no próximo dia 14 de dezembro. Nesse dia, o Senado e a Câmara do país vão votar uma moção de confiança em relação ao chefe de governo, que pode renunciar caso não consiga apoio suficiente dos parlamentares.

A crise foi aberta com a renúncia, nesta segunda-feira (15), de quatro ministros de Berlusconi. A debandada de antigos aliados do governo pode forçar a renúncia do primeiro-ministro. 

Berlusconi já perdeu a maioria na Câmara, mas ainda tem apoio majoritário no Senado. Como a Itália adota um sistema parlamentarista, caso o primeiro-ministro perca o apoio no Parlamento, cabe ao Presidente, o chefe de Estado, convocar eleições ou trocar o primeiro-ministro.

Nesta segunda-feira, Berlusconi recebeu a renúncia do ministro para a Política Europeia, Andrea Ronchi, o vice-ministro do Desenvolvimento, Adolfo Urso, e os secretários de Estado para Agricultura, Antonio Buonfiglio, e Meio Ambiente, Roberto Menia.

Todos são integrantes do recém-criado partido Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), do ex-aliado de Berlusconi, Gianfranco Fini.

Fini criou a legenda há alguns dias, com o apoio de seus partidários, que deixaram o partido Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi.

A decisão dos chamados "finianos" de deixar o gabinete ocorre uma semana após o ultimato lançado pelo ex-aliado do governo, que pediu a renúncia de Berlusconi para a formação de uma nova maioria governista.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios