Notícias

Papa Bento XVI nomeia 24 novos cardeais

O papa Bento XVI anunciou a designação dos 24 novos cardeais a serem nomeados no Consistório, que se reunirá em 20 de novembro, coincidindo com a festa do Cristo Rei.

Dos 24 novos cardeais, 20 terão direito a voto em um eventual conclave para a sucessão do Papa e quatro têm mais de 80 anos, motivo pelo qual poderão ser eleitos mas não votar.

O Papa disse que a escolha reflete a "universalidade da Igreja".

De fato, "eles vêm de várias partes do mundo e desempenham tarefas distintas a serviço da Santa Sé, em contato direito com o povo de Deus, como padres e pastores de igrejas particulares", disse o Pontífice.

Bento XVI também afirmou que "os cardeais têm a tarefa de ajudar o sucessor do apóstolo Pedro", fez a saudação em vários idiomas e celebrou a convocação do Consistório. 

"Convido a todos a rezarem pelos novos cardeais, pedindo em particular a intervenção da Santíssima Mãe de Deus", acrescentou.

Entre os novos cardeais que receberão a distinção no Consistório de 20 de novembro há 10 italianos, três alemães, um polonês, um espanhol, dois americanos, um brasileiro, um equatoriano, quatro africanos e um asiático.

O brasileiro é Raymundo Damasceno Assis (Capela Nova, 15 de fevereiro de 1937), que desde janeiro de 2004 é arcebispo de Aparecida; e desde julho de 2007 é o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), onde antes disso (1991-1995) foi o secretário.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios