Notícias

Banco Central Europeu alivia aperto monetário e reduz juros em 0,25 ponto

O Banco Central Europeu (BCE) retomou a política de afrouxamento monetário e reduziu as taxas de juros na zona do euro em 0,25 ponto percentual.

Com isso, a taxa sobre depósitos caiu de 3,75% para 3,50%.

Já a taxa de refinanciamento da instituição e a taxa sobre empréstimos marginais caíram 0,60 ponto, sendo 0,25 devido à redução do custo do dinheiro e 0,35 por um ajuste técnico previsto no novo quadro operacional anunciado pelo BCE em março passado.

Dessa forma, a primeira passou de 4,25% para 3,65%, e a segunda, de 4,50% para 3,90%.

“Com base na avaliação atualizada das perspectivas de inflação, agora é oportuno dar mais um passo na moderação do grau de restrição da política monetária”, diz um comunicado do Conselho Diretivo do BCE.

“Os dados recentes sobre a inflação espelham substancialmente as expectativas”, acrescenta a nota.

O Banco Central Europeu projeta uma inflação de 2,5% na zona do euro em 2024, de 2,2% em 2025 e de 1,9% em 2026, e a meta é manter o índice no patamar de 2%.

No comunicado, a instituição evita se comprometer com um percurso de queda dos juros nas próximas reuniões do Conselho Diretivo e diz que as decisões serão tomadas com base nos dados disponíveis.

O BCE já havia reduzido as taxas em 0,25 ponto percentual em junho passado, mas as manteve inalteradas na reunião de julho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios