Notícias

Rússia ameaça processar jornalistas italianos em Kursk

O governo russo ameaçou processar dois jornalistas italianos que realizaram uma reportagem na região de Kursk,, zona de conflito na fronteira com a Ucrânia e pertencente à Rússia.

A notícia foi publicada pelo canal no Telegram Baza, que informa que os correspondentes internacionais da emissora pública RAI, Stefania Battistini e Simone Traini, cometeram uma infração com base “no artigo 322 do código penal da Federação Russa ao atravessar a fronteira de modo ilegal”.

A postagem reforçou que o Tg1, telejornal do canal italiano, exibiu uma reportagem sobre a cidade de Sudzha, tomada por militares ucranianos nesta semana.

“Putin manda para a prisão os jornalistas russos que escrevem a verdade e agora quer intimidar a imprensa estrangeira por narrar os fatos. Envio minha solidariedade aos jornalistas do Tg1 e a esperança de que a Itália, assim como a União Europeia e outros apoiadores de Kiev, não deixe de apoiar a resistência ucraniana”, afirmou em nota o deputado italiano Benedetto Della Vedova, do partido de centro Mais Europa.

Em um desdobramento inédito na guerra deflagrada por Moscou em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem avançado em território russo através de Kursk desde a semana passada. Até o momento, Kiev afirma que já conseguiu tomar mais de 80 localidades no país inimigo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios