Notícias

Itália retorna às urnas em 2º dia de eleições europeias e municipais

A Itália reabriu os colégios eleitorais, no segundo dia de votação para as eleições que renovará o Parlamento Europeu, municipais e regionais.

As urnas para as eleições europeias permanecerão abertas até o início da apuração, onde a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, é considerada favorita. A expectativa é de que haja uma vitória do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI).

De acordo com pesquisas iniciais, a legenda poderia obter cerca de 27% dos votos, acima das forças de oposição do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda (21%), do Movimento 5 Estrelas (M5S) (16%) e dos próprios parceiros de coalizão, como o ultranacionalista Liga ou o conservador Força Itália, ambos com cerca de 8 e 9% dos votos, respectivamente.

Ao todo, mais de 51,2 milhões de italianos foram convocados para votar nas eleições europeias, enquanto mais de 17 milhões foram chamados nas eleições administrativas e 3,6 milhões na região do Piemonte.

Já para as eleições regionais no Piemonte, a participação foi de 29,2%, após a análise dos dados de todas as 4.795 seções, enquanto que para as municipais – a votação é realizada em 3.698 municípios italianos – foi de 34%, apesar de faltar dados para cerca de 40 colégios de um total de 19.578.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios