
Foram dois jogos distintos. Mas o título do Campeonato Italiano só será definido no próximo fim de semana. Em Milão, o Internazionale abriu boa vantagem, permitiu a reação adversária, mas venceu o Chievo por 4 a 3. Em Roma, a equipe da capital perdeu muitos gols e suou para derrotar o Cagliari, por 2 a 1, de virada. Ambas as partidas válidas pela 37ª e penúltima rodada.
O brasileiro Maicon teve boa atuação, com duas assistências para os gols de Cambiasso e Balotelli no Giuseppe Meazza. Mantovani, contra, e Diego Milito completaram para os donos da casa. Thiago Motta, também contra, Granoche e Pellissier anotaram para os visitantes. No Olímpico, Totti marcou duas vezes, com Lazzari descontando.
No próximo domingo, um simples triunfo da equipe de José Mourinho sobre o já rebaixado Siena, fora de casa, garante Opentacampeonato italiano. Além de secar o rival, o Roma precisa bater o Chievo, também longe de seus domínios.
Os mandantes começaram o jogo em cima e carimbaram a trave, com Stankovic e Totti, de fora da área. Curiosamente, os lances ocorreram quase que simultaneamente, aos quatro minutos. Aos 11, festa no Olímpico. Veio a notícia de que o Chievo abrira o placar contra o líder. Após cruzamento, o brasileiro Thiago Motta desviou sem chance para Julio César.
O susto em Milão durou menos de um minuto. Na saída de bola, outro gol contra. Samuel Eto’o deu um bonito chapéu em dois adversários e chutou cruzado. Mantovani não saiu da linha da bola e jogou contra o próprio patrimônio.
O gol inflamou a torcida e o time, que foi para cima e abriu vantagem confortável ainda na etapa inicial. Aos 34, Maicon cruzou e Cambiasso completou de canhota, livre. Quatro minutos depois, foi a vez de outro argentino brilhar. Diego Milito recebeu de Eto’o, levou para o meio e deu um lindo toque de cobertura. A bola ainda desviou no meio do caminho antes de encobrir caprichosamente o goleiro Sorrentino: um golaço e 3 a 1 no placar. Tudo isso sem a presença do holandês Sneijder, poupado com dores musculares.
Na capital, outra bola na trave, em chute de Motta, e um gol bem anulado de Perrotta davam a impressão de que não era o dia do Roma. A festa, àquela altura, era de pentacampeão.