
O presidente italiano da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini afirmou que a situação econômica da Itália não é comparável com a de outros países, em resposta a jornalistas sobre a crise econômica na Grécia e a as consequências na Europa.
"A situação italiana não é comparável com a de outros países", disse Fini à margem do encontro dos Presidentes Parlamentares da iniciativa Adriático Jônica, que acontece hoje em Bari, sul da Itália.
"É claro que existe preocupação e temos consciência que a solidariedade da União Européia (UE) em relação a Grécia é importante para a própria EU, mas deve ser acompanhada de um comportamento virtuoso por parte das autoridades gregas.
As quais estão perfeitamente conscientes que será preciso de uma política séria de reformas e de sacrifícios", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados.
Por sua vez, o ministro do Trabalho e de Políticas Sociais, Maurizio Sacconi, afirmou que a crise não Grécia não gera "absolutamente nenhum perigo para os poupadores italianos".
Segundo Sacconi "a situação é critica mas a UE a enfrentará de forma completa. Não vejo perigos de contagio: a Grécia já tomou um caminho muito comprometido".
A Grécia está com dificuldade cada vez maiores para rolar suas dividas, o que gerou uma grave crise econômica no país. O governo grego pediu na última sexta-feira um empréstimo junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e aos países do bloco europeu, que pode chegar a US$ 120 bilhões.(ANSA)