Notícias

Conselho Europeu convoca reunião sobre guerra entre Israel e Hamas

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convocou uma cúpula extraordinária por videoconferência com os líderes dos países da UE para discutir a guerra deflagrada entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas.

“É da maior importância que o Conselho Europeu, em linha com os tratados e os nossos valores, defina a nossa posição comum e estabeleça uma linha de ação clara e unida que reflita a complexidade da situação em curso” em Israel, escreveu ele na carta enviada aos países membros do bloco.

Segundo Michel, “as cenas trágicas que estão ocorrendo na Faixa de Gaza devido ao cerco e à falta de bens de primeira necessidade, combinadas com a destruição causada pelos significativos bombardeios, estão fazendo soar o alarme na comunidade internacional”.

No documento, o líder do Conselho Europeu também expressa solidariedade ao povo de Israel e às vítimas dos ataques terroristas, destacando que Israel tem o direito de se defender em plena conformidade com o direito internacional, em particular o direito humanitário”.

“A União Europeia deve trabalhar para prestar assistência humanitária e evitar uma escalada regional do conflito e qualquer violação do direito humanitário”, acrescenta.

Michel concluiu que nunca se deve “perder de vista a importância de procurar uma paz duradoura e sustentável baseada em uma solução de dois Estados através de esforços revigorados no processo de paz no Oriente Médio”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios