Notícias

Líder da União Europeia alerta para riscos climáticos em Veneza

Após sobrevoar as áreas afetadas pelo mau tempo na região da Emilia-Romagna, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitou a cidade de Veneza, na Itália.

Acompanhada do prefeito Luigi Brugnaro e de outras autoridades locais, a líder fez um curto passeio de gôndola pelos canais e também esteve no palácio Ca’ Farsetti.

“Veneza é uma maravilha do mundo, mas esta joia do patrimônio europeu está ameaçada pelas mudanças climáticas. Devemos agir para preservá-la”, comentou Von der Leyen. A presidente aproveitou a ocasião para passar pela Bienal de Arquitetura de Veneza, evento definido por ela como um dos “mais importantes do mundo”.

“É uma honra ter visitado a Bienal de Veneza. Aqui, gerações de arquitetos criaram um equilíbrio admirável entre obras-primas feitas pelo homem e a beleza natural. Essa é a primeira vez que venho a esta cidade e estou absolutamente fascinada por ela”, destacou.

Em sua visita, Von der Leyen não deixou de falar sobre o mau tempo na região da Emilia-Romagna. A líder revelou que o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), financiado por repasses do bloco, inclui seis bilhões de euros para reduzir a exposição da Itália a inundações e deslizamentos de terra.

“A Europa está com vocês. Queremos restaurar o equilíbrio distorcido entre a natureza e o ambiente construído. Os danos causados pelo homem são particularmente tangíveis aqui em Veneza”, disse Von der Leyen.

Ao lado da premiê italiana, Giorgia Meloni, a presidente sobrevoou as cidades mais afetadas pelas chuvas na Emilia-Romagna e depois foi recebida em Bolonha pelo governador da região, Stefano Bonaccini. Von der Leyen disse que “ficou impressionada” com os danos provocados pelo mau tempo, mas elogiou a “reação maravilhosa” dos habitantes locais para iniciar os trabalhos de limpeza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios