Notícias

Itália faz apelo aos seus cidadãos no Sudão em meio a conflito

O governo italiano fez um apelo para seus cidadãos residentes em Cartum, na capital do Sudão, não saiam às ruas, depois que o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR) declarou que está no controle do Palácio Presidencial, residência oficial do presidente do Conselho Soberano e militar líder, Abdel Fatah al Burhan.

“Acompanho de perto o que se passa em Cartum. A nossa embaixada, em pleno funcionamento, alertou os nossos compatriotas para que fiquem em casa”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, no Twitter.

O chanceler italiano explicou ainda que a unidade de crise do governo da premiê Giorgia Meloni “monitora o desenvolvimento da situação” e fez um apelo ao “diálogo e ao fim da violência”.

“A situação continua tensa, mas os italianos presentes estão bem e em estreita ligação com a embaixada da Itália no Sudão. Nosso convite é não abandonar as próprias casas”, acrescentou.

Em uma aparente tentativa de golpe, o principal grupo paramilitar do Sudão afirmou ter assumido o controle do palácio presidencial, da residência do chefe do Exército, do aeroporto internacional de Cartum, além de aeroportos nas cidades de El Obeid e Merowe. Pelo menos três civis foram mortos durante os confrontos entre o Exército e os paramilitares em Cartum e outras cidades. O sindicato dos médicos disse que “duas pessoas morreram no aeroporto de Cartum” e uma terceira em El Obeid, no estado de Kordofan do Norte, ao sul da capital.

Testemunhas relatam intensos tiroteios em diversas partes do país. Segundo o Exército, a Força Aérea Sudanesa atacou várias bases paramilitares em Cartum, onde nas últimas semanas tem sido registradas fortes tensões entre os dois generais que lideraram o golpe de outubro de 2021: o chefe do Exército, Fatah al Burhan; e o chefe dos paramilitares das FAR, Mohamed Hamdan Daglo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios