Notícias

Medvedev ataca ministro da Defesa da Itália: “tolo raro”

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, atacou o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, por ter dito que a eventual chegada de tanques russos em Kiev significaria o início da Terceira Guerra Mundial.

“Não há muitos tolos nas estruturas de poder europeias, mas o ministro da Defesa italiano definiu o fornecimento de veículos blindados e outras armas à Ucrânia como forma de evitar a Terceira Guerra Mundial.

Um raro excêntrico”, escreveu o ex-primeiro-ministro russo no Telegram. De acordo com Medvedev, “se uma Terceira Guerra Mundial estourar, eles não salvarão os tanques ou mesmo os caças.Certamente tudo estará em ruínas”.

O ministro da Defesa da Itália disse, durante um evento em Roma, que “a terceira guerra mundial começaria no momento em que os tanques russos chegassem a Kiev e às fronteiras da Europa”.

Para Crosetto, “garantir que eles não cheguem é a única maneira de impedir uma Terceira Guerra Mundial”. Em sua publicação, Medvedev também discordou dos britânicos que “insistem no fato de que todos os armamentos que a Otan tem à sua disposição devem ser fornecidos a Kiev ‘imediatamente’, como se essa fosse a única maneira de evitar a expansão russa e uma nova guerra mundial”.

“O que esperar de um empresário com ensino superior incompleto e de seus vizinhos de mente fraca, que na pandemia ficaram chapados mesmo no local de trabalho, localizado no número 10 da Downing Street. O espírito de W. Churchill teria ficado satisfeito com seus sucessores”, concluiu o russo.

Por sua vez, Crosetto rebateu as críticas de Medvedev e disse que, “se é tolice ajudar uma nação atacada, como a Ucrânia, a defender sua existência, ele “é tolo”.

“Se os russos não buscavam uma vitória total, mas apenas o fim das hostilidades e a restauração da legalidade internacional, que são o único objetivo do governo italiano e de minha atuação como ministro, bastaria pôr fim às hostilidades e sentar-se à mesa da paz. Só assim, e imediatamente, tudo cessaria”, declarou o italiano.

Segundo ele, “tanto a guerra como a ajuda militar da Itália e de outros países que apenas ajudam um Estado atacado a defender-se de um Estado agressor” acabariam se houvesse negociação de paz.

Moscou ameaça intensificar seus ataques ao país vizinho devido à promessa de Estados Unidos e Europa de abastecer o Exército ucraniano com tanques de guerra, algo que ainda não aconteceu desde o início da guerra.

Em entrevista à Rádio Svoboda, o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, disse hoje que a Rússia prepara uma nova onda de ataques contra a Ucrânia para 24 de fevereiro, exatamente um ano após o início da invasão.

Nesse sentido, nos últimos dias, as forças armadas russas testaram as capacidades de defesa da Ucrânia perto de Zaporizhzhia.

Danilov acrescentou ainda que o objetivo da Rússia é expandir as fronteiras” dos oblasts orientais de Donetsk e Luhansk.

Segundo ele, os próximos meses serão muito difícil para a Ucrânia” porque a Rússia intensificará suas ofensivas, enquanto Kiev “aguarda as tão necessárias entregas de armas recentemente prometidas pelos aliados ocidentais”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios