Notícias

Navio envolvido em polêmica com Itália volta ao Mediterrâneo

O Geo Barents, navio de busca e resgate da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), partiu para sua 20ª missão no Mar Mediterrâneo central, informa a entidade internacional.

Ao lado da embarcação Humanity 1, da ONG SOS Humanity, o MSF se envolveu em uma polêmica com o novo governo italiano, da premiê Giorgia Meloni, no início de novembro após passar dias sem poder desembarcar os migrantes na Sicília.

O Executivo só permitiu a saída de quem precisava de atendimento médico e ordenou que os navios voltassem para o mar – algo negado por ambos.

O Geo Barents levava 211 pessoas e o Humanity outras 34 e só puderam desembarcar os deslocados internacionais depois de uma inspeção das autoridades sanitárias que apontaram questões de saúde urgentes para dar a autorização. A medida, inclusive, foi criticada por Meloni que chamou a liberação de “bizarra”.

Pelo direito marítimo internacional, os resgatados em alto mar devem ser encaminhados para o porto mais próximo do local do resgate e, por isso, a Itália foi a escolha. Normalmente, porém, a maioria dos estrangeiros não fica no país, se dirigindo para nações do norte da Europa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios