
O ministro da Transição Ecológica da Itália, Roberto Cingolani, garantiu que o país está “seguro” para enfrentar o próximo inverno sem o risco de eventuais cortes no abastecimento de gás natural.
“Colocamos o país em segurança, então devemos ter uma temporada de inverno tranquila. Os estoques de gás estão cheios”, disse Cingolani, que deve deixar o cargo com a iminente posse de Giorgia Meloni como premiê.
A Itália já preencheu mais de 90% de seus estoques de gás natural para o inverno, após uma intensa campanha para reduzir sua dependência em relação à Rússia e aumentar as importações de outros países produtores.
No entanto, o ministro fez a ressalva de que a disparada dos preços continuará sendo um problema, a não ser que a União Europeia resolva impor um teto para segurar os custos.
“Propomos o teto há meses, a Comissão Europeia foi lenta, mas depois acelerou”, disse. Os líderes da UE se reunirão para discutir o assunto em 20 e 21 de outubro.