
O papa Bento XVI presidirá no próximo domingo, 28, a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no Vaticano, que marcará o encerramento do Ano Paulino.
A celebração ocorrerá em solenidade aos santos Pedro e Paulo. Na próxima segunda-feira, 29, eles também serão homenageados durante a missa que o Pontífice rezará na Basílica de São Pedro com alguns arcebispos metropolitas que receberão pálios.
O pálio é uma espécie de manto branco que possui dois apêndices – um na frente e um nas costas – e seis cruzes bordadas. O acessório, que representa a unidade com o sucessor de Pedro, era de uso exclusivo dos Papas, mas foi estendido aos primazes e arcebispos metropolitas.
O Ano Paulino, que marca os dois mil anos do nascimento de São Paulo, foi iniciado em junho de 2008 com "uma série de eventos litúrgicos, culturais e ecumênicos, como também várias iniciativas pastorais e sociais, todas inspiradas na espiritualidade paulina", declarou o Pontífice na abertura do evento, há um ano.
Na última sexta-feira, 19, foi iniciado no Vaticano o Ano Sacerdotal, período que vai até 19 de junho de 2010, dedicado à formação de futuros padres.
Entre as atividades do Papa desta semana, estão um encontro com bispos vietnamitas em visita "ad limina", que acontece nesta segunda-feira, 22, e uma reunião com o grão-mestre da Soberana Ordem Militar dos Cavaleiros de Malta, Fr. Matthew Festing, na próxima quinta-feira.