Notícias

Rádio Italiana participa da cobertura do XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

A Rádio Italiana, representada pelo radialista Waldemar Manassero, a convite da organizadora do evento, a Algol Editora, cobriu o XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita. 

 

O evento foi realizado na Sala São Paulo e teve a participação de um público entusiasmado que lotou o local. 

 

Uma das maiores solistas brasileiras, Niza de Castro Tank foi escolhida para ser a presidente de honra. A apresentação foi de Alfredo Alves e Heloisa Fischer e a direção artística ficou com Sergio Casoy.

 

Para abrilhantar a festa a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com a regência de Lígia Amadio, tocou diversos trechos das obras de Carlos Gomes. 

 

O tenor Marcello Vannuci, ao lado da orquestra de Campinas, cantou o trecho "Intenditi con Dio…Ah! se tu sei fra gli angeli" do Ato IV, da ópera "Fosca", e também dividiu o palco com Tank no trecho "Pery…Che brami?…Sento una forza indomita" do Ato I do "Il Guarany". Já a soprano Rosana Lamosa participou do trecho "Deh, Riedi!…Gentile di cuore" do Ato I do "Il Guarany". 

 

Foram ao todo 2971 votos entre os do Corpo de Jurados composto por cerca de 150 membros de todo o Brasil e os do júri popular, com participação aberta a todos os brasileiros pela internet que tiveram um peso de 10% aos votos dos jurados.  

 

Veja abaixo os vencedores dos prêmios: 

 

1o. Prêmio – Espetáculo de Ópera: Companhia Palácio das Artes de Belo Horizonte com a obra "Aida"; 2o. Prêmio – Cenário: Daniela Thomas no "O Castelo de Barba Azul" do Theatro Municipal de São Paulo; 3o. Prêmio – Figurino: Marcelo Marques com "Ariadne auf Naxos" e "Sansão e Dalila" ambas no Theatro Municipal de São Paulo; 4o. Prêmio – Iluminação: Caetano Vilela com "Ça Ira" e "Ariadne auf Naxos" ambas no Teatro Amazonas; 5o. Prêmio – Direção de Cena: André Heller-Lopes com "Ariadne auf Naxos" e "Sansão e Dalila" no Theatro Municipal de São Paulo; 6o. Prêmio – Instrumental: Sonia Rubinsky por ter completado em 2008 a gravação da obra integral para piano solo de Villa-Lobos e por ter gravado o CD "Sonatas de Scarlatti"; 7o. Prêmio – Conjunto de Câmara: Quinteto Villa-Lobos pelas turnês de música brasileira no interior do Estado do Rio de Janeiro no primeiro semestre, e um breve giro latino-americano no segundo semestre; 8o. Prêmio – Regente: Fábio Mechetti por seu trabalho à frente da Filarmônica de Minas Gerais; 9o. Prêmio – Orquestra Sinfônica: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo pelo conjunto de apresentações do ano de 2008; 10o. Prêmio – Regente de Ópera: Luiz Fernando Malheiro por seu trabalho como Maestro Regente do XII Festival Amazonas de Ópera 11o. Prêmio – Cantor Solista: (houve empate) Leonardo Neiva por Eneas em "Dido e Eneas", no Galpão do Theatro Municipal de São Paulo, por Grão-Sacerdote em "Sansão e Dalila", no Theatro Municipal de São Paulo, e por Solista em Kullervo, de Jean Sibelius, em Brasília, e Rodrigo Esteves no "Carmino e Burana" da OSESP, "Das Lied von der Erde", na OSSB, Marcello em "La Bohème", no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e por ter gravado o CD "Viena", com trechos de operetas vienenses; 12o. Prêmio – Cantora Solista: Denise de Freitas por O Compositor em "Ariadne auf Naxos", e Dalila em "Sansão e Dalila", ambas no Theatro Municipal de São Paulo, e "Das Lied von der Erde", de Gustav Mahler, em Brasília. 

Troféu Guarany (para o principal nome da Ópera e Música Erudita) – o maestro John Neschlin pelo trabalho realizado à frente da OSESP.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios