
A Itália ultrapassou a Grécia e se tornou o país da União Europeia (UE) mais afetado pelos incêndios florestais.
De 1º de janeiro a 14 de agosto de 2021, uma área de 120.166 hectares, quase tão grande quanto a cidade de Roma, foi queimada pelo fogo.
Os dados foram divulgados pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Effis) da Comissão Europeia.
Segundo o relatório, o número é maior do que o registrado na Grécia neste ano. Até o momento, as chamas atingiram uma área de 116.365 hectares em todo o território grego.
No total, mais de um terço das florestas queimadas em toda a União Europeia estão na Itália, totalizando 358.024 hectares até agora. A península também mantém a liderança da UE em relação ao maior número de incêndios que eclodiram. Os de grandes dimensões, ou seja, mais de 30 hectares de extensão, são 472.
A Espanha, por sua vez, está em segundo lugar com 228. Também neste caso, a Itália representa mais de um terço de todos os incêndios da UE, igual a 1.327.
As chamas estão “devorando” diversas áreas arborizadas na Itália, principalmente na região sul, onde pelo menos quatro pessoas morreram. As equipes de bombeiros e veículos aéreos estão tentando combater o fogo que, devido às temperaturas elevadas, fica difícil de ser apagado.