Notícias

Vaticano divulga agenda do Papa Bento XVI na Terra Santa

O Vaticano divulgou a agenda oficial que o Papa Bento XVI cumprirá durante sua viagem pela Terra Santa, programada para ocorrer entre os dias 8 e 15 de maio.

 

O Pontífice pronunciará 27 discursos durante os oitos dias de viagem, além de se encontrar com autoridades locais, visitar hospitais e locais sagrados do cristianismo, como Nazaré, Monte Nebo e Belém.

 

O Papa visitará a Jordânia entre os dias 8 e 11 de maio. Está programado para Bento XVI chegar a Amã, capital do país, às 9h30 locais. No primeiro dia de visita à região, o Pontífice irá a um centro para crianças deficientes Regina Pacis, e, posteriormente, cumprimentará o rei da Jordânia, Abdullah II, no Palácio Real.

 

No dia 9, Bento XVI se dirigirá ao Monte Nebo para visitar a antiga Basílica do Memorial de Moisés. Na capital do país, o Papa irá ao Museu Semita e à mesquita Al-Hussein Bin Talal.

 

Esta será a segunda mesquita que o Pontífice visitará em seu pontificado, a primeira foi a mesquita Azul de Istambul, na Turquia, em 2006. O Papa também se encontrará com representantes da religião muçulmana e com o corpo diplomático e reitores das Universidades jordanianas.

 

Ainda no sábado, Bento XVI celebrará uma missa na catedral Greco-Católica Melquita de São Jorge, em Amã. No dia seguinte, o Papa rezará a oração do Regina Coeli (que recorda a anunciação do anjo Gabriel à Nossa Senhora) no estádio da capital jordaniana e, à tarde, visitará o Rio Jordão, lugar do batismo de Jesus.

 

Na segunda-feira, o Pontífice viajará para Tel-Aviv, Israel, e se dirigirá subitamente a Jerusalém. Após se reunir com o presidente do país, Shimon Peres, Bento XVI visitará o Memorial do Holocausto Yad Vashem e se reunirá com representantes de organizações dedicadas ao diálogo inter-religioso.

 

No dia 12, o Papa irá à Esplanada da Mesquita e ao Muro das Lamentações. Está previsto também um encontro com o Grão-Mufti de Jerusalém e com dois Grãos-Rabinos, e uma oração no Cenáculo de Jerusalém.

 

O Papa se dirigirá a Belém na quarta-feira, onde fará uma missa na Praça da Manjedoura e visitará a Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu.

 

Em seguida, irá ao hospital pediátrico Caritas Baby e ao campo de refugiados de Aida, onde fará um discurso, antes de se encontrar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

 

No dia 14, Bento XVI celebrará uma missa no Monte Precipício de Nazaré e se encontrará com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, além de líderes religiosos da Galiléia. Ainda neste dia, o Papa visitará a Gruta da Anunciação.

 

Em seu último dia de viagem pela Terra Santa, o Pontífice participará de um encontro ecumênico na sede do Patriarcado Greco-Ortodoxo e visitará o Santo Sepulcro.

 

Às 14h locais, a comitiva religiosa do Vaticano embarcará em um voo que sairá de Tel-Aviv e chegará ao aeroporto romano de Ciampino às 16h50m locais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios