
O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, 83 anos, foi internado no Hospital San Raffaele, um dos mais renomados de Milão, após o surgimento de sintomas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Segundo comunicado da equipe do ex-premiê, a internação é uma medida de “precaução”, e seu
quadro clínico não causa preocupações. Berlusconi chegou ao hospital caminhando normalmente.
Os exames constataram a existência de uma pneumonia bilateral (ou seja, que afeta os dois pulmões), mas ainda em estado precoce. Berlusconi estava em isolamento em sua mansão em Arcore quando foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Na tarde de quinta (3), participou por telefone de um evento de seu partido, o conservador Força Itália (FI), e disse que se sentia “muito bem” e que teria presença ativa na campanha para as eleições regionais de 20 e 21 de setembro. Sua namorada, a deputada Marta Fascina, e seus filhos Barbara e Luigi também testaram positivo.
“Foi necessária uma pequena internação por precaução, justamente para monitorar melhor o andamento da Covid”, disse a senadora do FI Licia Ronzulli em entrevista à emissora pública Rai.
Há pouco mais de quatro anos, Berlusconi foi internado no mesmo Hospital San Raffaele para uma delicada cirurgia de substituição de uma válvula aórtica.