Notícias

Itália sedia encontro sobre financiamento de infraestrutura africana

As dificuldades decorrentes da crise econômica global para o financiamento de infraestruturas na África será o tema principal da próxima reunião do Consórcio de Infraestruturas para a África (ICA, na sigla em inglês), que será realizado nos próximos dias 10 e 11 no Palácio da Farnesina (sede da chancelaria italiana), em Roma.

O consórcio, parceria entre os países-membros do G8 (grupo dos países mais ricos do mundo e a Rússia), agências multilaterais e instituições africanas, foi formado em 2005, após a reunião de cúpula dos chefes de Estado e de Governo do G8. A Itália sediará o evento deste ano por presidir atualmente o G8.

O objetivo do ICA é promover soluções para o problema do atraso das infraestruturas na África, que penaliza o desenvolvimento do continente, afetado com a crônica insuficiência de água, eletricidade, meios de transporte e tecnologias da informação.

A reunião será aberta pela comissária para a infraestrutura da União Africana (UA), Elham Mahmoud Ahmed Ibrahim, pelo vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Mandala Gantsho, pelo subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Vincenzo Scotti, e pelo representante especial para a África do presidente do Conselho de Ministros, Luca Riccardi.

Estarão presentes os outros países do G8, a União Europeia, alguns países como a China, além de representantes dos principais bancos e agências financeiras africanas, o Banco Mundial e outras instituições financeiras internacionais.

Segundo informou a Farnesina, a Cooperação Italiana para o Desenvolvimento organizará um debate sobre o tema da mitigação do risco para facilitar a atração de capital adicional de origem privada que contribua para a solução de muitos países africanos desprovidos de sistema bancário.

O debate reunirá os principais interessados, entre os quais países africanos, instituições do setor de seguros, doadores e financiadores.

Com o objetivo de dar suporte aos países africanos, a Cooperação Italiana anunciará uma iniciativa piloto pela qual destinará 2,5 milhões de euros, por meio do Banco Africano de Desenvolvimento, para facilitar o financiamento de parcerias público-privadas nos projetos de infraestrutura, através de intervenções para avaliação e mitigação do risco. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios