Notícias

Ações da Alitalia saem da bolsa de valores após sete meses “congeladas”

As ações da companhia aérea Alitalia, que haviam sido 'congeladas' em junho de 2008, foram definitivamente retiradas da Bolsa Italiana nesta segunda-feira.

Com a medida, "as ações e obrigações da Alitalia não existem mais", declararam a associações de consumidores italianas Adusbef e Federconsumatori, que protestaram contra a decisão.

As associações informaram que a questão envolve mais de 40 mil pequenos acionistas, que deverão esperar até 31 de maio para saber qual a modalidade e a data prevista para a indenização, que aguardam receber.

Segundo a senadora Maura Leddi, do Partido Democrata (PD), trata-se de "um fato gravíssimo" que "não tem precedentes nem na Itália, nem na Europa".

A senadora, que enviou uma carta aberta aos correspondentes estrangeiros na Itália para denunciar a medida, afirmou que "o título foi definitivamente cancelado hoje, depois de meses de falta de informações e de total impossibilidade de participação dos proprietários das ações".

"Nos bancos, eles respondem simplesmente que o título Alitalia não existe mais. Em poucas palavras, foi 'confiscado', 'expropriado', 'sequestrado pelo Estado'", acrescentou.

Segundo o Sindicato Italiano para a Tutela do Investimento e das Poupanças (Siti), o fundo destinado pelo governo para indenizar os acionistas da Alitalia será o mesmo utilizado atualmente para indenizar pessoas prejudicadas pelas empresas Círio e Parmalat e pelos bônus da Argentina.

O fundo deve "contar hoje com cerca de 800 milhões de euros, cifra mais ou menos correspondente ao dano sofrido pelos acionistas da Alitalia", indicou o sindicato.

"Provavelmente apenas aqueles que exercerem rápida e eficazmente seus próprios direitos poderão ver algo a mais do que as migalhas de um prato quase vazio", acrescentou.

O título da Alitalia foi congelado em 4 de junho de 2008 no valor de 0,445 euros, após as fortes oscilações de preços que acompanharam a polêmica venda para o consórcio de investidores da Companhia Aérea Italiana (CAI).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios