Notícias

Chanceler alemã Angela Merkel afirma admirar “coragem” do escritor italiano Roberto Saviano

A chanceler alemã Angela Merkel revelou ser uma admiradora do trabalho do escritor italiano Roberto Saviano durante uma premiação literária em Potsdam, na Alemanha. O autor de "Gomorra", que conta os detalhes da máfia italiana, foi premiado no M100 Media Award na cidade alemã.

"O senhor Saviano encarna a coragem como quase nenhum outro.   

Isso o torna um exemplo luminoso. Por isso, nós homenageamos com nosso agradecimento e respeito", disse a chanceler alemã.   

Falando sobre a visão da União Europeia, Merkel destacou que a Europa unida "pode se voltar para a segurança e proteger os próprios cidadãos e cidadãs dos perigos da política externa e de segurança, do crime organizado, da ameaça do terrorismo internacional e dos dramáticos efeitos que possam atingir uma pessoa corajosa como Roberto Saviano no exercício da liberdade de expressão e de imprensa".

Mesmo sem citar diretamente, a líder alemã se referia ao fato de Saviano não ter mais como morar na Itália por ser alvo de grupos mafiosos. Segundo o próprio ator, o livro "Gomorra", publicado em 2006, "arruinou" sua vida.

"Senhor Saviano, a coragem de um indivíduo em exprimir e difundir o próprio pensamento, colocando sua vida em risco, seja algo tão combatido demonstra que esta coragem podem produzir mudanças. Desejo de coração que a sua coragem, um dia, seja recompensada com o fato de que as situações difíceis que ele escreve em suas obras mudem para a melhor", concluiu a alemã. (Ansa) 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios