Notícias

Esporte:Cristiano Ronaldo destrona Kaká do Milan e é o melhor do mundo

Cristiano Ronaldo destrona Kaká do Milan e é o melhor do mundoA 26 dias de completar 24 anos, Cristiano Ronaldo está no topo. Como era esperado, o português foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo de 2008. A confirmação do triunfo aconteceu nesta segunda-feira, em Zurique (Suíça), no tradicional evento da entidade que rege o futebol mundial. No feminino, a brasileira Marta ganhou pela terceira vez consecutiva.

Vitorioso pelo Manchester United, Cristiano Ronaldo entra em seleta galeria de craques do planeta. Com 935 pontos, ele venceu a disputa para suceder Kaká, primeiro colocado em 2007. Desta vez, o brasileiro do Milan terminou em quarto lugar com 183 pontos. O argentino Lionel Messi ficou em segundo (678 pontos), enquanto Fernando Torres e Xavi Hernandez, da Espanha, completaram a lista na terceira e quinta posição (203 e 155 pontos, respectivamente).

 

"Realmente é um dia muito especial. Quero falar uma coisa para a minha mãe e irmãs. Vocês podem soltar os fogos que estavam guardando", brincou o luso, visivelmente emocionado. "Este é um momento único da minha vida, fico grato aos meus colegas de equipe [Manchester United] e ao meu empresário Jorge Mendez. Espero voltar aqui [no futuro para manter a coroa] e muito obrigado a todos."

O ídolo do Manchester se tornou o segundo português a levar o prêmio, repetindo feito de Luis Figo em 2001. Além disso, como fez Kaká na edição passada, Cristiano Ronaldo pode se orgulhar de ter alcançado as maiores glórias individuais possíveis numa mesma temporada.

Ele ganhou também a Bola de Ouro (da revista francesa France Football), foi eleito o melhor do mundo pela Fifpro (federação internacional dos jogadores) e pela revista inglesa Four Four Two e ainda acabou escolhido como o melhor jogador da Europa pela Uefa. Troféus a rodo para o craque que ganhou os principais títulos disputados pelo Manchester na temporada passada.

Cristiano Ronaldo foi artilheiro tanto do Campeonato Inglês (31 gols), do qual é atual bicampeão pelo Manchester, como da Liga dos Campeões, anotando oito gols na histórica campanha de sua equipe. Em dezembro, ainda ajudou o clube inglês a faturar o Mundial da Fifa (fez um gol e deu uma assistência em dois jogos).

Uma temporada perfeita para o garoto nascido na Ilha da Madeira e que, na infância, tinha problemas no colégio por deixar os estudos de lado e se dedicar apenas à bola. Dono de personalidade forte e "marrento", o jogador que começou no pequeno Andorinha e passou por Nacional e Sporting antes de ir à Inglaterra hoje pode se gabar: é o melhor do mundo.

De quebra, o triunfo do atacante desempata a favor da Europa o número de títulos em relação Brasil, maior vencedor da premiação. Agora, o Velho Continente possui nove conquistas contra oito do futebol pentacampeão mundial. Representados na final, Argentina e Espanha nunca tiveram um jogador em primeiro lugar.

Entre as mulheres, Marta venceu o prêmio pela terceira vez consecutiva, superando a compatriota Cristiane, as alemãs Birgit Prinz e Nadine Angerer, e a inglesa Kelly Smith. Assim, empatou com Prinz na condição de maior detentora de títulos após oito edições. As outras duas foram conquistadas pela norte-americana Mia Hamm.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios