Notícias

CONTRA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR: Itália irá obrigar supermercados a doar alimentos não vendidos

A Itália está prestes a aprovar uma lei que obrigará supermercados a doar a pessoas necessitadas alimentos que seriam desperdiçados.

Com isso, a Itália passa a ser o segundo país da Europa a adotar uma lei do tipo. Em fevereiro deste ano, a França aprovou uma lei que proíbe os supermercados de jogar fora ou deixar estragar os alimentos que não foram vendidos.

Porém, ao contrário da lei francesa, que pune com multa os supermercados, a lei italiana vai oferecer incentivos às redes para estimulá-las a doar alimentos e ajudar a combater o desperdício de comida no país, estimado em 12 bilhões de euros.

Entre os incentivos está a redução de impostos, que irá variar de acordo com a quantidade de alimentos doada pela rede de supermercado. “Estamos tornando mais convenientes para as empresas doar em vez de desperdiçar. Atualmente, nós recuperamos por ano 550 milhões de toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, mas nós queremos chegar a 1 bilhão em 2016”, disse ao jornal La Repubblica o ministro da Agricultura italiano Maurizio Martina.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios