O piloto Valentino Rossi, da Yamaha, teve sua apelação rejeitada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e terá que largar da última posição no Grande Prêmio de Valência da Moto GP.
Os magistrados decidiram manter a punição aplicada pelos comissários do GP de Sepang, disputado no dia 25 de outubro, de tirar três pontos do italiano e de puni-lo para a próxima corrida pelo toque dado por Rossi em Marc Marquez, da Repsol Honda. Na disputa acirrada entre os dois pilotos, que se ultrapassaram por 14 vezes, Rossi desestabilizou o espanhol – que acabou caindo – e ficou na terceira colocação da etapa.
"Após a corrida na Malásia, a Direção de Prova avaliou que Valentino Rossi agiu deliberadamente contra Marc Marquez a fim de obrigá-lo a andar fora de sua linha. O consequente contato causou a queda de Marquez, que terminou fora da prova", emitiu em nota o Tribunal. O piloto da Yamaha mostrava confiança na decisão judicial para poder "fazer um GP normal para competir e lutar pelo título" e ficar nas "mesmas condições" de Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipe.
O "Doutor" lidera a categoria com 312 pontos, com sete de vantagem para Lorenzo na última corrida da temporada.