A cidade de Roma oficializou sua candidatura para sediar as Olimpíadas e Paralímpiadas de 2024. O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Italiano (Coni), Giovanni Malagò, após uma longa reunião com o prefeito da capital italiana, Ignazio Marino, e com o presidente do Comitê Olímpico Roma 2024, Luca di Montezemolo. "Firmamos a candidatura e estamos todos contentes. Há consenso em tudo", destacou Malagò. Em nota oficial, o Comitê Olímpico destaca que a "beleza e a cultura, mas sobretudo, o empenho da Itália na inovação e na sustentabilidade" são os grandes trunfos da "cidade eterna" para sediar o evento. A entidade ressalta ainda o legado que os jogos deixarão para um grande desenvolvimento para a população local.
O projeto não foi divulgado completamente, mas os líderes do movimento deram algumas dicas de pontos que poderão ser utilizados para a realização dos Jogos. Malagò informou que está em estudo a construção da Vila Olímpica na área de Tor Vergata, que fica na periferia da capital, e da criação de um "grande parque esportivo" na região norte de Roma. Tudo isso demandaria grandes alterações nos acessos entre os bairros periféricos e o centro da cidade.
Anteriormente, o prefeito Marino já tinha anunciado que a entrega das medalhas seria realizada no interior do Coliseu.
Assim como a capital italiana, a alemã Hamburgo já oficializou a candidatura para as Olimpíadas. Paris (França), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Budapeste (Hungria) também já anunciaram ter a intenção de participar da seleção do Comitê Olímpico Internacional (COI).