A alta representante para Política Externa e Segurança da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou durante a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que é um "dever moral" agir em prol dos imigrantes.
"O problema dos imigrantes no Mediterrâneo não é só um problema humanitário, mas de segurança. E nós estamos aqui para agir e agir rápido porque, para nós, é um dever moral", disse Mogherini.
Pedindo o auxílio da ONU para conter o tráfico ilegal, a alta representante destacou que a UE não "pode agir sozinha". "A UE está pronta a fazer a sua parte. Não foi sempre assim, mas agora é diferente. A crise do Mediterrâneo é uma crise da Europa, da África e do mundo. A nossa prioridade deve ser a de salvar vidas e agir juntos", destacou.
Após participar da reunião com o Conselho de Segurança, Mogherini tem uma agenda cheia. Ela se encontrará com representantes europeus que estão em Nova York e, depois do encontro, ela conversará com líderes da União Africana e da China.
A ideia da alta representante é criar um consenso necessário para votar a resolução da UE na entidade daqui a duas semanas.