Notícias

Compras de produtos de segunda mão aumentam na Itália

A "Second Hand Economy", compra e venda de produtos de segunda mão, vem crescendo em todo o mundo. E se antes comprar algo usado era esnobe ou de mau gosto, agora é "vintage" e "inteligente".

É isso o que mostra uma pesquisa feita pela empresa de análise de mercado Doxa junto ao site de compras de produtos usados "Subito". De acordo com o estudo, 44% dos italianos adquirem mercadorias de segunda mão.

E a crise econômica que assola o país pode ter impulsionado o crescimento do setor. Mais de 70% de quem compra esses produtos o fez para economizar dinheiro, e 57% de quem vende, para se livrar do supérfluo.

No ano passado, o segmento gerou na Itália uma renda de 18 bilhões de euros (1% do Produto Interno Bruto), dos quais 47% saíram de compras pela Internet. Ainda segundo a pesquisa, a tecnologia digital é essencial para a evolução do setor: três de cada 10 italianos adquirem ou vendem por meio da web. O estudo também elencou os perfis mais recorrentes na "Second Hand Economy".

Em primeiro lugar disparado, com 33%, aparecem os "supérfluos", pessoas que compram coisas que não são essenciais para elas. Com 14%, vem o grupo dos "econômicos 2.0", composto principalmente por jovens. Em terceiro (12%), estão os "ideológicos", nostálgicos que querem voltar ao passado. Já em quarto, surgem os "concretos" (11%), que compram apenas o que é necessário. Por último, os "smart chics", com 8%, grupo formado em sua maioria por mulheres de mais de 45 anos que procuram itens originais e "vintage".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios