Notícias

Índice de confiança do consumidor cai na Itália

Os consumidores italianos mostram preocupação pela situação econômica da Itália, seja a respeito das condições atuais ou de seu futuro. Pesquisa divulgada pelo Insituto de Estatísticas Italiano (Istat) mostrou uma forte queda no mês de agosto: caiu dos 104,4 pontos para 101,9 – a terceira queda consecutiva neste ano.

Os dados mostraram que os italianos esperam uma nova "estação" negra na economia. O medo de perder seus empregos faz com que os cidadãos desistam de comprar no comércio e se preocupem em poupar dinheiro.

A Codacons, entidade que defende os direitos dos consumidores, divulgou uma nota sobre os dados divulgados pelo Istat. "O índice de confiança dos consumidores é um forte indicativo da propensão das famílias para a aquisição de bens. Se não há confiança entre os cidadãos, eles tendem a adiar suas compras para tempos melhores", divulgou o presidente da entidade, Carlo Rienzi.

O mandatário ainda ressaltou que "por esta razão, à luz dos dados do Istat, esperamos um "outono negro" nas vendas e no consumo, com uma redução adicional que danificará fortemente o comércio".

No início deste mês, a Itália entrou em recessão técnica com a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre. O país vem enfrentando uma séria crise econômica há mais de sete anos e registra recordes constantes de desempregos entre os jovens e adultos.

Atualmente, segundo informações divulgadas pelo próprio Istat, 10 milhões de italianos vivem na pobreza e o desemprego para pessoas abaixo de 40 anos está em 43%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios