O bailarino brasileiro Paulo Arrais, estrela principal em espetáculos de Boston (Estados Unidos) e Oslo (Noruega), debutou em uma apresentação ao ar livre nas Termas de Caracalla, em Roma, interpretando o papel do familiar do Príncipe em "O lago dos cisnes", na versão do francês Patrice Bart.
Para Arrais, a oportunidade de participar de um espetáculo a céu aberto é um "marco mágico" para colocar em prática aquilo que é a verdadeira alma do balé: ser um veículo de expressão artística que comova o público. "A criatividade e o improviso são os dois instrumentos que uso para me comunicar com as pessoas", disse à ANSA o brasileiro, que aos 13 anos, atraído pela ginástica, descobriu no mundo do balé a união do esforço físico com a expressão artística.
"Os bailarinos recebem do coreógrafo algumas ideias que temos que tornar realidade no palco e oferecê-las ao público. Mas, nas cenas, os bailarinos são intocáveis, a responsabilidade de tudo o que acontece é nossa, como levar as ideias dos coreógrafos às pessoas", acrescentou. Arrais ainda sublinhou que o balé é a sua vida e que sua nova atividade como coreógrafo não vai afastá-lo dos palcos.
"Comecei a trabalhar de coreógrafo quase por acidente e não penso em deixar de dançar enquanto tiver forças", assegurou.