Notícias

ECONOMIA: Agência de risco Standard and Poor’s reduz nota da Itália

A agência de classificação de risco de crédito Standard and Poor's reduziu a nota da dívida soberana da Itália de "BBB+" para "BBB", devido a preocupações sobre a habilidade do país de resistir aos efeitos da recessão.

A nota da Itália também recebeu uma perspectiva negativa, o que significa que a agência não exclui nova redução do rating a curto prazo.

"A ação sobre o rating reflete nossa visão dos efeitos de enfraquecimento na expansão da Itália sobre a estrutura econômica e sua resiliência, e seu desodobramento sobre os mecanismos de transmissão da política monetária", afirmou a agência, em relatório.

Com perspectivas de enfraquecimento da economia italiana, a S&P afirmou ter reduzido a estimativa para o PIB do país em 2013 para uma retração de 1,9%, ante projeção anterior, feita em março, de queda de 1,4%.

Novo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado nesta terça-feira, aponta uma projeção ainda mais pessimista para a economia italiana. A estimativa de queda do PIB em 2013 foi revista de -1,5% para -1,8%. Para 2014, a previsão é de crescimento de 0,7%.

Além da economia fraca na Itália, uma crise política na zona do euro também tem atingido o país recentemente, aumentando os temores de que a nação fará pouco ou nenhum progresso breve para melhorar o perfil de seu orçamento.

O primeiro-ministro italiano Enrico Letta se encontrou com membros de sua complicada coalizão de esquerda e direita na semana passada, para tentar amenizar as tensões que diminuíram o ritmo das reformas e afetaram os esforços para manter as finanças públicas sob controle, mas disse estar confiante de que a coalizão estava no caminho certo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios