Notícias

“União Europeia tem que evolver em união política”, diz presidente italiano Giorgio Napolitano

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano declarou que é necessário que a União Europeia (UE) supere a crise promovendo políticas coordenadas para o crescimento e avançando em direção de uma união política.

Em uma mensagem enviada em ocasião das celebrações do Ano europeu dos cidadãos, realizadas na ilha italiana de Ventotene – onde foi elaborado o "Manifesto para uma Europa Unida e Livre", mais conhecido como Manifesto de Ventotene, pelo italiano Altiero Spinelli – Napolitano afirmou que "a união política da Europa é o nosso futuro. Como dizia o Manifesto de Ventotene, a via não é fácil nem segura, mas deve se percorrida e será".

O mandatário italiano ressaltou como a Europa seja mais do que somente um mercado comum e uma moeda única, mas uma comunidade de valores e de direitos, fundada sobre a liberdade, a democracia e diversidade. "È necessário que a escolha européia volte a ter o impulso entre os líderes europeus em relação ao consenso e a confiança entre os cidadãos, a verdadeira força motriz da União", concluiu Napolitano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios