Notícias

Governo indiano exclui pena de morte no caso dos fuzileiros italianos

O governo indiano decidiu que no caso dos dois fuzileiros navais italianos, acusados pelo homicídio de dois pescadores indianos, será aplicada a seção 34C do Extradition Act de 1962 que exclui a pena de morte.

O ministro do Interior da Índia, Sushil Kumar Shinde, reafirmou que o governo indiano "assumiu o compromisso internacional com a Itália, segundo o qual para os fuzileiros navais não vai ser pedida a pena de morte. E ele será honrado".

O secretario geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon, em visita hoje em Roma, declarou que "espera que o caso seja resolvido harmoniosamente, com juízo e com o dialogo". Para Ban, que discutiu o caso junto ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e a o vice-ministro das Relações Exteriores, Staffan de Mistura, essa "é uma situação desagradável, que envolve dois importantes países membros da ONU".

Os fuzileiros navais italianos Massimiliano Latorre e Salvatore Girone foram presos em fevereiro de 2012 acusados pelo homicídio de dois pescadores indianos durante uma missão contra a pirataria autorizada pelo governo italiano para a proteção de um navio petroleiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios