Notícias

Principais veículos de comunicação da Itália destacam a reeleição do presidente dos EUA Barack Obama

Os principais veículos de comunicação da Itália noticiaram nesta quarta-feira, a vitória de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

O "Corriere Della Sera" noticiou que o homem que fez história nas eleições de 2008, ao se tornar o primeiro negro a se eleger presidente dos Estados Unidos, conquistou mais uma grande vitória nesta quarta-feira ao ser reeleito para comandar a maior potência mundial até 2016. 

Já o "La Stampa"  destacou que o tradicional reduto republicano, a Carolina do Norte foi uma das surpresas da eleição de quatro anos atrás ao dar a vitória, mesmo que apertada, a Obama. Naquele pleito, o democrata venceu com 50% dos votos contra 49% o republicano John McCain. Neste ano, no entanto, Obama não conseguiu reimprimir o desempenho anterior e perdeu para o Mitt Romney com 50,6% contra 48,4% dos votos. Outro resultado negativo para os democratas veio de Indiana, estado localizado no centro do país, onde Obama havia vencido em 2008 com um ponto de vantagem. O estado, tradicionalmente republicano, apostou em Mitt Romney, que obteve 54,3% dos votos contra 43,8% de Obama.

O jornal italiano mencionou que a elevada taxa de desemprego na Carolina do Norte – acima de 9,5% – eram apontados como um grande desafio para Obama. O estado apresenta níveis econômicos abaixo da média nacional, o que facilitou o discurso de Romney de mudança, focado na geração de empregos e recuperação da economia. Já Indiana tem população majoritariamente branca, menor nível educacional e é mais pobre do que a média dos Estados Unidos. Essas características também ajudaram a impulsionar o discurso republicano de "esperança em um futuro melhor".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios