Notícias

Militar italiano morre em um conflito armado no Afeganistão. Outros três soldados ficam feridos

Um militar afegão e um italiano morreram nesta quinta-feira em um conflito armado com insurgentes no distrito de Bakwa no Afeganistão, no qual ficaram feridos outros três soldados da Itália.

Segundo informou o Estado-Maior da Defesa da Itália em comunicado, o fato aconteceu em torno das 13h40 locais durante uma operação conjunta da Força Operacional Sudeste com militares da unidade 207 do Exército afegão.

O enfrentamento aconteceu enquanto os soldados patrulhavam a aldeia de Siav, localizada a cerca de 20 quilômetros da base operacional "Lavaredo" de Bakwa, onde fica a Força Operacional Sudeste, constituída pelo segundo regimento de militares alpinos italianos.

Segundo o Estado-Maior da Defesa italiano, os soldados foram atacados com tiros por um grupo de insurgentes. O militar afegão morreu imediatamente, enquanto quatro soldados italianos ficaram feridos.

Um helicóptero transferiu os soldados feridos para o hospital de campanha de Farah. Pouco tempo depois, o cabo Tiziano Chierotti foi transferido para o Camp Bastion, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 19h45 (locais).

O Estado-Maior da Defesa da Itália informou em um segundo comunicado que o militar italiano, de 24 anos, tinha sido ferido gravemente no abdômen e que suas condições pioraram rapidamente em Camp Bastion.

Em outra nota, o ministro da Defesa italiano, Giampaolo di Paola, ofereceu suas condolências à família Chierotti pela morte de um jovem soldado "generoso e valente" e exemplo de "comprometimento e sacrifício extremo".

Com a morte de Tiziano Chierotti, sobe para 52 o número de soldados italianos mortos desde o início da missão internacional no Afeganistão, sendo seis deles somente em 2012.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios