Notícias

“Greenpeace” contra as perfurações no mar siciliano

Diante da maior plataforma de petróleo offshore italiana, ativistas do Greenpeace estenderam uma faixa flutuante com a inscrição "Melhor o ouro azul que o ouro negro".

A plataforma Vega-A, que opera uma concessão Edison-ENI, se localiza em frente ao litoral sul da Sicília, ao largo de Pozzallo.

Uma segunda faixa ("Não às sondas de perfuração no Canal da Sicília") foi desfraldada a bordo do veleiro da organização ambientalista, Luna, engajada na Sicília na campanha "U mari nun si spirtusa" ("O mar não se fura").

O protesto foi acompanhado por uma flotilha de barcos da Liga Naval de Pozzallo.

"A plataforma Vega representa os monstros que não queremos ver no Canal da Sicília, diz Giorgia Monti, responsável pela campanha 'Mar' de Greenpeace Itália. O que estamos colocando em risco não é só um ecossistema marinho único, mas atividades como o turismo e a pesca, fundamentais para a economia regional".

"Nas últimas semanas – acrescenta – muitas cidades costeiras aderiram aos protestos contra as brocas, com o apoio do próprio Governo Regional de governo. O pedido da Sicília ao Ministério do Meio Ambiente é claro: instituir uma Zona de Proteção Ecológica no Canal da Sicília e criar áreas protegidas para parar a louca corrida ao ouro negro".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios