Notícias

INSTITUTO ITALIANO DE ESTATÍSTICAS: Confiança do consumidor nunca foi tão baixa na Itália

Em maio, o índice de confiança do consumidor caiu de 88,8 para 86,5, de acordo com o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat), que revela que este é o nível mais baixo desde janeiro de 1996, quando começaram os levantamentos. O clima econômico geral, que está em seu mínimo absoluto, justifica a nova queda.

Diante do pior valor nestes 16 anos, a confiança do consumidor chegou ao seu recorde negativo. Após o colapso de abril, o índice continuou a cair, em resposta ao clima geral econômico, que diminuiu de 71,6 para 64,4, enquanto que o clima pessoal aumentou de 94,3 para 95,2. Há um leve declínio tanto no indicador que se refere ao clima futuro (de 76,6 para 75,7), como em relação à situação atual (96,7-96,4).

O Istat destaca que as opiniões e expectativas sobre a situação econômica na Itália se agravaram ainda mais. Além disso, há uma proporção crescente daqueles que antecipam o aumento do desemprego. Em detalhe, o saldo de opiniões sobre a situação econômica das famílias diminui, enquanto que para as expectativas futuras se registra um aumento discreto.

Quanto à economia, melhoram as avaliações sobre as oportunidades atuais e permanecem estáveis aquelas sobre as possibilidades futuras. O saldo das opiniões sobre a evolução recente dos preços ao consumidor tende a diminuir e as avaliações prospectivas sobre a evolução nos próximos 12 meses indicam um enfraquecimento da dinâmica inflacionária.

Ao nível nacional, a confiança piora no centro e no noroeste da península, enquanto melhora um pouco no sul e nordeste.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios