Notícias

Filme brasileiro vence a 27ª edição do Turim GLBT Film Festival

A 27ª edição do Turim GLBT Film Festival, com o tema "De Sodoma a Hollywood", premiou a produção brasileira "A Novela das 8", de Odilon Rocha, como melhor longa-metragem da competição.

O júri afirmou que a escolha da obra se deveu ao fato dela "ter encontrado o justo equilíbrio em recontar a história de um país que vive o drama da ditadura mas sonha com a televisão, por ter sido apresentada com um estilo que recupera a estratégia estética de Fassbinder e Almodóvar e por ter sugerido que a vida não é uma telenovela e que cada um tem o direito de lutar por sua própria liberdade".

Na categoria documentário, o vencedor foi a produção norte-americana "Trans", de Chris Arnold, e a menção especial foi conquistada pela obra alemã "Detlef", de Stefan Westerwelle e Jan Rothstein.

Já entre os curtas-metragens o prêmio foi destinado ao filme japonês "The Lesson", de Paul Metz, sendo que "Down Here", de Diogo Costa Amarante (Portugal), recebeu menção especial.

Os Prêmios do Público, por sua vez, foram atribuídos ao longa "Parada", de Srjan Dragojevi (Sérvia/Eslovênia/Croácia), ao documentário "Call Me Kuchu", de Malika Zouhali-Worral e Katherine Fairfax Wright (USA) e ao curta "Tsuyako", de Mitsuyo Miyasaki (Japão).

Por fim, a sessão Queer Award, cujo júri é formado por estudantes do Instituto Europeu de Design de Turim (IED), premiou "Mosquita y Mari", de Aurora Guerrero (USA) e "Dicke Maedchen", de Axel Ranisch (Alemanha).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios