Notícias

PROTESTO: Centuriões e gladiadores retornam ao Coliseu, em Roma

Os turistas que estiveram no Coliseu, o monumento mais visitado da capital italiana, se depararam com um espetáculo surpreendente: homens vestidos de centuriões e gladiadores da Roma Antiga, evacuados pela polícia com cassetetes, depois de terem ocupado o antigo anfiteatro para protestar em defesa de seu trabalho.

Há dias que esses centuriões e gladiadores são afastados pela polícia da área em torno do Coliseu – onde se deixam fotografar ao lado dos turistas por alguns poucos euros – porque não têm autorização municipal para realizar o seu trabalho nas áreas arqueológicas de Roma.

Os trabalhadores, que se autodescrevem figurantes, organizaram protestos contra a medida nos últimos dias, que culminaram com a ocupação simbólica do Coliseu.

"O que sabemos é que dois homens entraram no Coliseu em roupas civis e pagaram pelo ingresso. Já dentro do anfiteatro, baixaram cestos até a rua, onde foram colocados os trajes de época. Em seguida, anunciaram a ocupação do Coliseu e começaram o protesto", disse Pasqua Recchia, secretário geral do Ministério dos Bens Culturais.

De dentro do Coliseu, os centuriões e gladiadores estenderam faixas de protesto e gritaram palavras de ordem como "Permitam que trabalhemos no Coliseu!", "Deixe-nos aqui!" e "Nós queremos ficar!", para o espanto dos turistas estrangeiros que se perguntavam o que estava acontecendo.

Davide Moscato, um representante dos figurantes, falou com os jornalistas e disse que "na terça-feira (10) tivemos uma reunião com a prefeitura e as coisas caminhavam bem, mas ontem (11) representantes do Ministério dos Bens Culturais sequer compareceram ao encontro marcado".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios