Uma pesquisa divulgada em Roma revela que 50% dos italianos consideram a internet um dos "meios mais livres" enquanto que a imprensa escrita perdeu no país 7% dos leitores em dois anos. Em 2009 60,7% dos italianos acessava meios de informação na internet junto com a imprensa escrita, agora este perfil caiu para 54,4%.
Os jornais impressos pagos perderam 7% dos leitores entre 2009 e 2011, já a leitura de jornais on-line ficou estável em 18,2%. No mundo da informação, os telejornais inda dominam as audiências, 80,9% dos italianos os usa como fonte de informação. Já entre os jovens este dado cai para 69,2% chegando perto ao uso de sites de buscas que está em 65,7% e ao 61,5% do Facebook.
Depois dos telejornais, os meios de informação mais usados são os jornais de rádio (56,4%), os jornais impressos (47,7%) e as revistas (46,5%), seguidos pelos tele-vídeos (45%), os motores de buscas como o Google (41,4%), os sites de informação (29,5%), Facebook (26,8%) e os jornais on line (21,8%). A pesquisa revela que segundo os italianos, a categoria de jornalistas é competente (76,9%) mas pouco independente (67,2%).
Considerando uma escala de 1 a 10, a televisão é 5,74 confiável, o rádio 6,28 e a internet 6,55. A pesquisa revela também que o acesso à internet aumentou mais de 6% em dois anos alcançando 53,1%. A pesquisa sobre a comunicação intitulada "Os meios pessoais na era digital" foi realizada pelo Instituto de pesquisa italiano Censis-Ucsi e apresentada pelo presidente do órgão, Giuseppe De Rita e pelo diretor-geral, Giuseppe Roma.