
A Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi palco de uma missa em sufrágio do Papa Francisco, presidida pelo cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino da cidade sagrada e um dos cotados para suceder o pontífice argentino.
A cerimônia reuniu centenas de pessoas no templo situado no local onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi sepultado após a crucificação.
Embora jovem para os padrões da Igreja, Pizzaballa, de 60 anos de idade, está entre os mais cotados para vencer o conclave que definirá o novo papa.
Ele é patriarca latino de Jerusalém desde outubro de 2020 e foi nomeado cardeal por Francisco.
“Levarei ao conclave as demandas da terra que represento. Para a Igreja do futuro, teremos de ver como pensará o novo papa. Será muito importante escutar as vozes dos cardeais de todo o mundo para fazer uma síntese geral”, disse Pizzaballa em entrevista ao jornal La Stampa.
“O Papa insistiu muito em alguns temas elementares, como a atenção aos pobres e aos últimos e a paz. Basta pensar na ligação especial com a paróquia de Gaza. Ele colocou a paz como questão central da vida religiosa, e não uma das questões”, salientou o cardeal, que representaria uma continuidade ao pontificado de Francisco.