Notícias

Itália quer EUA em próxima cúpula sobre guerra na Ucrânia

A respeito da guerra na Ucrânia, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, falou em Paris, na França, sobre a importância de estender a trégua no leste europeu para edifícios civis, além de envolver os Estados Unidos no próximo encontro regional sobre o tema.

“Agora é importante poder estender o cessar-fogo parcial às infraestruturas civis, como escolas e hospitais, com o objetivo de alcançar uma trégua total”, afirmou a premiê durante a reunião de líderes de diversos países da UE na capital francesa, que contou também com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Meloni destacou ainda a importância de continuar a trabalhar com os EUA, que têm intermediado negociações com os envolvidos no confronto, para “assegurar a soberania e a segurança da Ucrânia”.

Ela disse ainda que “espera envolver uma delegação americana no próximo encontro de coordenação” sobre a guerra entre Zelensky e Vladimir Putin.

Dentre os pontos debatidos no encontro, sob liderança do presidente francês Emmanuel Macron, estão as condições para um possível deslocamento de uma força militar europeia à Ucrânia para assegurar a paz, item defendido sobretudo por França e Reino Unido, mas com resistência de outras nações do bloco, como a Itália.

Sobre isso, Meloni reforçou que “não está prevista nenhuma participação italiana em uma eventual força militar no território de Kiev”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios