Notícias

ECONOMIA: Itália não acompanha recuperação mundial

A recuperação mundial volta a ser vigorosa, mas a Itália não consegue acompanhar esse ritmo. Esta é a avaliação do Centro de Estudos da Confindustria, que destaca que para o país "a produção industrial se manteve inalterada em dezembro", e que a Itália enfrenta dificuldades para ir além do 1% na velocidade do Produto Interno Bruto (PIB); enquanto que ao nível global, "com o bom desempenho do final de 2010 e os progressos nos principais indicadores, 2011 se apresenta como o ano da estabilização das expectativas e da redução das incertezas".

Isso está fazendo retomar o ciclo dos investimentos nas economias mais dinâmicas (Estados Unidos e Alemanha), o que beneficiará o emprego e o consumo, e o crescimento vai se consolidar. 

Este caminho, de acordo com o citado Centro de Estudos da Confindustria, "continuará acidentado por conta da crise das dívidas públicas, das flutuações da moeda e do encarecimento das matérias-primas, resultando em pressões inflacionárias". 

As taxas de crescimento "continuarão diferenciadas: superaquecidas nos países emergentes, principalmente na Ásia; elevadas nos EUA e Alemanha; fracas em muitos países da zona do euro".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios