Música Italiana

Patrizia Laquidara

Patrizia Laquidara nasceu em  Catânia na  Sicília. Depois de alguns anos mudou-se para uma  pequena cidade da província de Vicenza, no Norte da Itália. Onde estudou música, trabalhou como contabilista e cantou em piano-bares nos finais de semana.

Em 1998 frequentou a escola CET, em Bolonha, como cantora e compositora de música popular do Vêneto e da Lombardia. Esta escola era dirigida pelo célebre Mogol, autor das letras das cancões de Lucio Battisti.

Em 1999 pública a canção "Stella nascente" no álbum "Canzoni per Ornella Vanoni e Mario Lavezzi", mas o seu amor verdadeiro era pela  música brasileira e publicou em 2001 o seu primeiro álbum pessoal "Para você querido Caé", dedicado a Caetano Veloso.

A sua cancão "Agisce" (cantada em portugês também, "Age"), venceu o "Prémio Città di Recanati", como melhor música, crítica e interpretação.

Em 2003 participou no Festival de Sanremo e conquistou o Prémio da crítica e o Prémio da melhor interpretação, cantando a canção "Lividi e Fiori". Públicou também o novo álbum "Indirizzo portoghese".

Em 2004 fez muitos concertos com "Indirizzo portoghese live" e cantou com a pianista Debora Petrina.

Em 2005 fez a música do filme "Manuale d'amore", por Giovanni Veronesi. A canção mais notória deste filme é "Noite e luar", em lingua portuguesa.

Em 2006 participou do festival internacional de música étnica "Suoni dell'altro mondo" e no "Premio Tenco".

Em 2007 publicou o seu terceiro álbum, "Funambola" e recebeu o "Prémio Maschera d'Oro" do Conservatório de Bolonha, como cantora de música popular.

Em 2009 participou da Festa do cinema italiano, em Lisboa. O emblema deste festival era a canção "Personaggio", do álbum "Funambola". Recebeu o Prémio Giovanni Paisiello, dos Magna Grecia Awards e faz concertos nos EUA, nas cidades de Seattle, San Francisco, Los Angeles e New York.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios