
O cardeal italiano Pietro Parolin, também secretário de Estado do Vaticano, realizou a segunda missa em sufrágio do papa Francisco na Praça São Pedro.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, cerca de 200 mil fiéis participaram do rito, que também se dá por ocasião do Jubileu dos Adolescentes.
“O nosso afeto por ele [Jorge Bergoglio], que se manifesta neste momento, não deve ser uma simples emoção passageira. Devemos acolher o seu legado e fazer com que ele se torne uma vida vivida, nos abrindo à misericórdia de Deus e nos tornando misericordiosos uns com os outros”, falou Parolin, referindo-se ao pontífice falecido no último 21 de abril, e recebendo aplausos da multidão.
Na cerimônia, que integra os “novendiali” (novenário) – nove dias de luto -, o cardeal também citou os jovens, tema do Jubileu deste domingo, que compareceram em peso ao ao funeral de Francisco, “vindos de todo o mundo: de todas as dioceses da Itália, da Europa, dos Estados Unidos, da África, da Ásia, dos Emirados Árabes”.
“Diante de tantos desafios que vocês devem enfrentar, como por exemplo, os da tecnologia e da inteligência artificial, que caracterizam a época de vocês, não se esqueçam nunca de alimentar suas vidas com a verdadeira esperança que traz o rosto de Jesus”, disse Parolin aos adolescentes.