Notícias

1 em cada 3 incêndios na Itália atinge parques naturais

Quase um terço de toda a superfície atingida por incêndios na Itália em 2017 é uma área de valor natural e está incluída no programa europeu de proteção “Natura 2000”, que protege as numerosas espécies vegetais e animais existentes, revelou um relatório da associação Legambiente.

De acordo com o documento “Ecomáfia”, cerca de 24.677 hectares de zonas de proteção especial que protege pássaros foram queimadas, 22.399 dos sítios de importância comunitária, 21.204 hectares de parques e áreas protegidas. AO todo, 35 mil hectares foram atingidos pelo fogo.

As regiões mais afetadas foram Sicília, Campânia e Calábria.   

“Não só o Vesúviom, mas também muitas outras áreas protegidas, nacional e regional, estão em meio ao fogo, inclusive Cilento e Vallo di Diano”, afirmou Stefano Ciafani, diretor da Legambiente.   

Segundo Ciafani, “2017 será lembrado, assim como os anos de 2007 e 1997. Um ano terrível para a devastação produzida pelas chamas”.   

Durante o primeiro semestre deste ano, ao todo foram atingidos por incêndios 87 sítios de importância comunitária (sendo 31 na Sicília; 24 na Campânia; 8 na Calábria; 7 na Puglia; 5 em Lazio e 4 na Liguria), 45 parques e áreas protegidas (12 na Sicília; 13 na Campânia; 5 em Lazio; 4 na Calábria e Puglia; 1 na Liguria), além de nove parques nacionais, 15 regionais e 16 reservas naturais. Os incêndios que têm atingido diferentes regiões do país são frequentemente resultados de atos criminosos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios